Para se ter uma produção mais sustentável, cada dia que passa mais produtos e serviços são desenvolvidos e ofertados pensando no benefício à sociedade e ao meio ambiente.
No agronegócio não é diferente, a evolução tecnológica é uma grande aliada e ajuda no combate ao desperdício, e mais precisão na produção.
Ao longo dos últimos anos, surgiram vários projetos para se produzir mais, prezando a conservação do meio ambiente, mas na prática isso acaba não acontecendo como deveria.
Mas como a tecnologia pode auxiliar nesse processo? Veja abaixo como isso acontece e conheça algumas tendências de tecnologias que ajudam em uma produção mais sustentável. Então continue a leitura.
Como a tecnologia pode contribuir para uma produção mais sustentável?
A partir disso, a tecnologia de uma produção mais sustentável, tem muito o que fazer para melhorar o meio ambiente e reduzir os impactos causados pela falta de planejamento sustentável. Veja abaixo, como essa tecnologia auxilia uma produção mais sustentável.
Criando novas tecnologias para as soluções ambientais
A tecnologia ajuda na preservação do meio ambiente, como o uso de fontes de energia renováveis como a solar e a eólica. Mesmo não sendo tão populares, elas têm ganhado destaque nos últimos anos, e já estão presentes no campo.
Logo no início, a energia solar, por exemplo, não era muito utilizada no campo, pelo alto valor de sua implementação, mas nos dias de hoje, esses custos já reduziram e o mercado oferece muitas opções.
Além disso, muitos bancos oferecem financiamento e linha de crédito para que o produtor implemente em sua propriedade, para o uso dos implementos agrícolas.
Práticas sustentáveis no campo
No campo, também se utilizam práticas sustentáveis para melhorar a performance e diminuir os custos e entregar melhores produtos para os clientes.
A internet é uma grande aliada no campo, na pecuária de corte e de leite, muitos produtores utilizam o sistema de brincagem nos animais que ao passarem pela balança digital, os dados são enviados para o sistema de gestão da fazenda.
Assim, o otimiza o tempo para investir em outros afazeres, há menos erros na leitura dos dados, e também contribui para diminuir o impacto no meio ambiente, com menos uso de papéis.
Veja abaixo alguns exemplos de tecnologias utilizadas no campo que contribuem para uma produção mais sustentável.
Quais são as tecnologias sustentáveis no campo?
Um dos principais objetivos pelo qual muitas propriedades agrícolas aderem ao uso de tecnologia para a sua produção é para aumentar a produção, respeitando o meio ambiente e o ser humano.
O uso de câmeras auxilia para uma produção mais sustentável
O uso de câmeras, por exemplo, por muito tempo foi utilizado no monitoramento da segurança de casas e edifícios.
No entanto, nos últimos anos, vem sendo implantado nas fazendas, tanto na sede como no curral e no pasto, muitos produtos acompanham à distância o andamento dos seus negócios.
Com a instalação das câmeras, há um controle quanto aos furtos de gado e insumos como defensivos e combustíveis.
O uso de tecnologias para detectar incêndio
Um dos grandes problemas no campo são os incêndios e queimadas, sejam eles propositais ou não, o produtor tem um custo dispendioso para recuperar a área afetada.
Principalmente em épocas de seca, a área de pasto é um excelente material combustível para propagar o fogo. Todo cuidado é pouco.
Por isso, para evitar ou impedir um impacto maior o produtor investe em tecnologias conectadas com satélites e geolocalização, que detectam o incêndio e o produto consegue de imediato evitar que o fogo se alastre.
Aplicação de tecnologias para uma produção mais sustentável
Como aplicar as tecnologias sustentáveis, veja no tópico abaixo:
Uso de aplicativos para comunicação entre o produtor e os funcionários da propriedade
O uso de aplicativos contribui para a troca de informações entre os colaboradores, é uma alternativa de tecnologia sustentável, pois reduz o uso do papel na propriedade.
Além disso, reduz os custos com o deslocamento do produtor até a sua fazenda.
Tecnologia energética solar auxilia em uma produção mais sustentável
O uso da energia solar é um dos recursos mais interessantes e vem se tornando mais acessíveis para residências, reduzindo o consumo de energia de combustíveis fósseis.
Economia de Energia
Com as tecnologias que auxiliam a produção mais sustentável, há máquinas mais inteligentes, que contribuem para a economia de energia.
Como a tecnologia ajuda a reduzir impactos ambientais?
A tecnologia tem um papel importante em uma produção sustentável. Veja abaixo como alguns recursos podem impactar na rotina do dia a dia.
Geolocalização e sustentabilidade
O sistema de geolocalização ajuda a descobrir com precisão o local onde ocorre maior emissão de gases, para que assim os gestores tomem determinadas ações para controlar a poluição.
Esse sistema também é utilizado para a detecção de incêndios e queimadas na propriedade. Também são utilizados para identificar áreas em processo erosivo, para que assim se tome as medidas mitigadoras e compensatórias.
Monitoramento em tempo real da fazenda para reduzir emissões
Essas tecnologias também são importantes também para o campo, a aplicação de IoT no plantio, para monitorar a lavoura e gerenciar de forma eficiente o uso de fertilizantes e demais produtos que causem impacto no meio ambiente.
Durante o preparo do solo, localizam no os pontos que mais necessitam de adubo, e assim é aplicado a quantidade ideal, sem desperdícios de insumos.
Poder acompanhar a aplicação desses produtos ajuda a prevenir que ocorra vazamentos e antecipar problemas no meio ambiente.
Matrizes energéticas sustentáveis e automação
O uso de painéis solares no campo, como uma gestão inteligente, pode ajudar a economizar e automatizar o uso da energia elétrica. No entanto, é preciso ter um planejamento sobre o uso eficiente dos recursos e técnicas.
Quais as vantagens de investir em tecnologia e sustentabilidade?
Com o uso de tecnologias para uma produção mais sustentável, pode ter inúmeras vantagens para o agronegócio, uma delas é o impacto que ela traz.
Por exemplo, se a propriedade cultiva soja e milho, utilizando tecnologia para reduzir a quantidade de insumos e fertilizantes para o plantio. Assim, é uma forma de agregar valor ao produto.
Além disso, o uso de produtos mais sustentáveis, diminuem os custos de operação, por serem mais eficientes, consomem menos recursos e poupam etapas da cadeia produtiva, e assim com preços mais competitivos.
E então, gostou do conteúdo? A tecnologia contribui para aumentar a produção no agronegócio e também para a preservação do meio ambiente. Deixe seu comentário e compartilhe este post com algum amigo ou contato que possa se interessar por essas informações.
Pingback: Principais tendências tecnológicas na agricultura em 2022 – MD Tecnologias