O agronegócio sempre buscou técnicas para melhorar o cultivo e aproveitar ao máximo os nutrientes presentes no solo. Uma das formas é o desenvolvimento de semestre para cultivo, no qual através de tecnologia pode-se obter um cultivo agrícola próximo ao ideal.
As sementes que não passam por nenhum tratamento são mais frágeis, pois se encontram mais propícias a pragas e vulneráveis em casos de desastres climáticos, tais como tempestades, inundações, furacões, entre outros.
No entanto, com o devido tratamento pode-se promover o enriquecimento de características desejáveis para evitar este tipo de incidentes com as sementes.
Assim obtêm uma colheita mais proveitosa, com sementes que podem sobreviver a pragas, doenças e desastres climáticos.
O que é o tratamento das sementes para cultivo?
Sendo assim, o tratamento das sementes é uma ação que tem como objetivo aumentar a resistência das sementes a condições desfavoráveis. Além disso, o tratamento de sementes pode melhorar as características desejáveis para o agricultor.
Sabendo que a maior parte dos grãos como arroz, soja, milho e feijão, são cultivados por meio de sementes, se faz necessário o uso de sementes de qualidade, ou seja, sementes tratadas.
A semente é o insumo com maior valor agregado, pois contém a constituição genética da variedade, já que o potencial máximo de produtividade agrícola é determinado pelo potencial genético.
Por isso é feito um tratamento pensado na genética de cada semente, visando favorecer as características de cada espécie de forma que esta esteja mais apta ao cultivo.
O tratamento das sementes protege a semente desde o contato inicial com o solo até o início do crescimento das plantas. Ou seja, a proteção ocorre antes, durante e depois da germinação.
Dependendo da origem do agente de tratamento de sementes, existem tratamentos com grãos sintéticos e orgânicas para tipos diferentes de solo.
Além disso, produtos para tratamento de sementes são direcionados contra diferentes patógenos e pragas, portanto, existem fungicidas para tratamento de sementes, inseticidas, nematicidas, etc.
Como é realizado o tratamento das sementes?
Os tratamentos de sementes com micronutrientes, fungicidas ou inseticidas são feitos sob medida para as condições reais da área onde os grãos serão cultivados.
Isto ocorre nos estágios iniciais do desenvolvimento da cultura.
O tratamento de sementes geralmente inclui todas as tecnologias modernas aplicadas aos grãos.
Inoculantes, herbicidas, assim como reguladores de crescimento, corantes e outros produtos químicos são usados para tratá-los.
Diante de tudo que foi dito, podemos finalizar dizendo que o tratamento das sementes promove:
- O controle amplo de pragas;
- Protege o potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar;
- Proporciona o estabelecimento do estande da lavoura (número adequado de plantas para determinada área);
- Influência positivamente na fisiologia da planta (melhor enraizamento, germinação mais uniforme e maior resistência a nematoides).
O que você achou dessas curiosidades de como a tecnologia ajuda na parte agrícola? Me conte nos comentário