A eletricidade foi uma das grandes descobertas da humanidade, porque permitiu avanços na sociedade, como também conforto. Se por um lado, a eletricidade traz diversos benefícios, por outro requer bastante cuidado, tornando necessário o investimento em segurança, como o aterramento elétrico.
O crescimento da população leva ao aumento do consumo de energia utilizada para produzir serviços, alimentação, lazer e bem-estar. Mas traz também a possibilidade de esgotamento desses recursos.
É cada vez mais importante que o setor rural compreenda o uso eficiente da energia.
O uso correto da energia elétrica está relacionado às necessidades de cada instalação e atividades agrícolas. Fazendo com que o trabalho melhore a produtividade e agregue valor de forma mais eficaz a produtos agrícolas.
Também requer mais conhecimento de máquinas, motores e processos de produção.
Para isso, umas das técnicas muito importantes para utilizar ferramentas que o auxiliem em instalações e em atividades que envolvam a eletricidade com segurança é o aterramento elétrico.
O que é aterramento elétrico?
Como o nome indica, a prática do aterramento envolve o envio de eletricidade para a terra para que ela possa se dissipar com segurança.
Para isso, um dos fios do cabo de conexão do sistema deve ser aterrado – esse fio é conhecido como fio terra.
O aterramento é projetado para garantir a integridade física da sociedade (ou seja, de todas as pessoas) e dos animais, seja em uso doméstico ou profissional, além de proteger os dispositivos que precisamos conectar.
Uma das normas que regulamentam a instalação de aterramento elétrico é a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Segundo esta norma, o aterramento elétrico possui cinco funções principais:
- Proteger o patrimônio e as pessoas de falhas elétricas na instalação, ou seja, evitar curto-circuitos.
- Evitar choque elétricos em componentes elétricos ou equipamentos de uma instalação elétrica.
- Proteger aparelhos e pessoas de descargas elétricas (raios).
- Proteger a rede contra possíveis sobrecargas ou picos de energia
- Auxiliar para um bom funcionamento de dispositivos de segurança, como disjuntores e fusíveis.
Desta forma, o aterramento elétrico é fundamental para instalações elétricas, residenciais, comerciais e rurais.
Porque impede que ocorra a queima de equipamentos elétricos e situações que ofereçam riscos à saúde do indivíduo, como a ocorrência de choques elétricos.
Aterramento elétrico na zona rural
É fundamental para quem trabalha no campo conhecer as instalações elétricas da sua propriedade e dos equipamentos elétricos.
As instalações elétricas são compostas por dispositivos elétricos conectados entre a fonte de energia e as cargas elétricas, ou seja, lâmpadas, eletrodomésticos e motores, entre outros.
A instalação elétrica deve ter um projeto elétrico, atender a normas técnicas e ser dimensionada de modo a evitar sobrecargas ou aquecimento de suas partes, curtos-circuitos, queimas de equipamentos ou até incêndios.
Bem como, deve ter medidas que assegurem os moradores e trabalhadores daquele local.
O aterramento elétrico é uma das maneiras de assegurar a integridade física, das pessoas e dos animais da propriedade, além da queima de equipamentos.
Se na sua empresa está precisando realizar algum aterramento, a MD Tecnologias também presta esse serviço, pois prezamos pela sua tranquilidade e segurança!