Conheça os impactos da tecnologia para o agronegócio

O agronegócio é o setor que mais cresce e movimenta boa parte da economia brasileira. Por isso, é importante entender como a tecnologia pode cooperar no agronegócio.

Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021.

Diante do bom desempenho do PIB agregado do agronegócio em 2021, o setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004 (quando foi de 27,53%).

máquina arando a fazenda
O agronegócio é um dos setores que mais contribuem para a economia brasileira.

A ligação do agronegócio com a tecnologia

O Brasil é um dos maiores produtores do mundo, e o agronegócio tem várias fronteiras na utilização de recursos tecnológicos, desde o segmento de maquinários – maquinários agrícolas cada vez mais potentes -, processamento de sementes, sistemas de gestão de fazendas, biotecnologia, drones agrícolas, agricultura de precisão e muitos outros.

Desse modo, o desenvolvimento do agronegócio tem estado diretamente ligado à tecnologia e às oportunidades que ela oferece ao setor.

Como o aumento da produtividade, maior controle sobre a gestão da propriedade, melhoria da qualidade, redução de custos e desperdícios e a implantação de processos mais sustentáveis ​​são alguns dos benefícios que a tecnologia traz para propriedades e produtores rurais.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das fazendas brasileiras adotaram algum tipo de inovação tecnológica.

Então, ao contrário de alguns anos atrás, quando os computadores raramente faziam parte da propriedade, e o controle da produção muitas vezes era feito no papel ou mesmo na mente dos agricultores.

Quais os tipos de tecnologias usadas no agronegócio?

Monitoramento

Em primeiro lugar, o monitoramento 100% remoto das fazendas é possível por meio de sistemas conectados a computadores e smartphones.

Seja com câmeras de segurança ou drones, as imagens são vistas ao vivo do seu dispositivo escolhido.

De modo que você pode garantir a segurança da sua fazenda. Bem como, descobrir focos de incêndio antes que se espalhem.

Além disso, também pode monitorar a produção através de bancos de dados.

câmera de segurança acoplada em uma árvore
As câmeras de segurança permitem você ter controle de entrada e saída de funcionários, visitantes e caminhões de carga, por exemplo.

Softwares

São utilizados softwares de gestão que dão suporte aos dados e informações coletados pelas organizações de produtores rurais.

Esses procedimentos buscam: maior precisão e agilidade, processos integrados e otimizados, gestão de processos mais fácil e consistência na execução de tarefas.

Além dos aplicativos de gerenciamento e monitoramento de fazendas, também se usam programas para mapeamento de área.

Trabalhando com GPS e drones, controle de pragas e doenças, coleta de informações por meio de sensores e criação de bancos de dados.

Para auxiliar os produtores na tomada de decisões relacionadas à safra, previsão do tempo, incluindo informações de precipitação, temperatura e umidade, pulverização e plantio, controlando as máquinas que operam nesta fase da safra e acompanhamento de mercado.

A maioria dos softwares funcionam integrados a outros programas e/ou ferramentas instalados no farm.

Além da versão desktop para computadores, há também um aplicativo para celulares que pode ser acessado de qualquer lugar, dando mais mobilidade aos produtores, pois podem controlar a fazenda sem precisar estar fisicamente presente.

homem segurando drone
Os drones estão se tornando uma tecnologia cada vez mais comum no agronegócio.

Essas são algumas das tecnologias que se usa no agronegócio. Me conte nos comentários o que você achou e qual você já usa na sua fazenda!

Por fim, a MD Tecnologias dá todo o suporte para manter sua fazenda conectada. Desde a instalação de torres de comunicação, fibra óptica e outros elementos necessários pra que todo o espaço tenha boa conectividade.

Bem como, instalação de câmeras de segurança e sistemas de monitoramento em geral. Para saber mais, dê uma olhada no nosso site e entre em contato com nosso time.

Deixe uma resposta