O principal aliado do produtor rural, e dos processos das fazenda, é a tecnologia. Segundo um estudo realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), cerca de 67% das propriedades agrícolas do Brasil já utilizam alguma modalidade de tecnologia.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a produção agrícola deve aumentar cerca de 70% até 2050 para atender o aumento populacional mundial, que deverá atingir 9,8 bilhões de pessoas.
Essas duas pesquisas mostram que apesar do uso de tecnologia no campo já fazer parte de mais da metade do dia a dia dos produtores rurais. Essa tendência deve aumentar ainda mais para atender as demandas do mercado.
Tudo isso pede que exista ainda mais investimento na tecnologia da agricultura. Além disso, se você faz parte dos produtores rurais que ainda não usam tecnologia no negócio, está na hora de repensar essa postura.
Por isso, no artigo de hoje, selecionamos algumas tendências de tecnologia na agricultura para o momento atual e para o futuro.
Tendências tecnológicas para a agricultura em 2022
1 – Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências tecnológicas que mais crescem nos últimos anos. Como já era previsto, ela também está invadindo o campo.
É cada vez mais comum ver equipamentos e tecnologias agrícolas que podem ser integrados à internet conquistando o seu espaço no mercado.
A grande aposta, além do QRcode, é que a IoT permita o uso cada vez mais eficiente de redes de telemetria, softwares e controle automático da produção.
2 – Melhoramento genético e biotecnologia
Você já ouviu falar de melhoramento genético e biotecnologia? Um exemplo são as sementes geneticamente melhoradas. Elas tendem a apresentar menor incidência de pragas, maior adaptabilidade às condições locais e maior produtividade para o produtor rural.
3 – Softwares
Os softwares no agronegócio são mais simples de desenvolver e apresentam um ótimo custo benefício aos proprietários rurais.
Além disso, os tipos de software mais comuns permitem ao usuário controlar as despesas, contabilidade do agronegócio, gestão das máquinas e do pessoal e outros.
4 – Drones e sensores
Drones e sensores são perfeitos para acompanhar a saúde da sua fazenda. Pois, eles permitem captar imagens e relatórios em tempo real das plantações e das áreas cultivadas. De modo a facilitar a análise da necessidade de novos investimentos em fertilização ou controle de pragas.
5 – Dispositivos móveis
Os dispositivos móveis já tem um amplo uso, mas tendem a ter um uso ainda mais aprofundado nos campos. Apesar de ser um sistema de visualização simples e intuitivos, ele viabiliza o tratamento e interpretação dos dados coletados.
6 – Blockchain
Blockchain é um sistema de arquivamento de entradas e saídas de dados, que precisam ser aprovados por todos os integrantes da rede. Para o agronegócio, essa estratégia é muito eficiente quando o assunto é identificar a quantidade de defensivos agrícolas utilizados em uma cultura através do princípio de rastreabilidade de dados.
7 – Equipamentos autônomos
Os equipamentos autônomos são máquinas autoguiadas. Um exemplo são os tratores autônomos, guiados por GPS à distância, através de celulares ou computadores, com apenas um responsável especializado. Isso reduz a contratação de motoristas ou operários de máquinas, reduzindo também custos a longo prazo.
Deixe nos comentários o que achou dessas tendências na agropecuária! Ademais, se precisar de serviços de tecnologia para sua fazenda conte com a MD Tecnologias. Pois, temos desde câmeras de segurança, cabeamento estruturado certificado e muito mais. Para saber mais, nos chame pelo WhatsApp.