Todas as áreas produtivas possuem uma série de preocupações para a garantia do bom funcionamento do seu negócio, sendo uma das principais a segurança da informação. Não seria diferente com o agronegócio, que também precisa se proteger do roubo de dados ou de invasores perigosos.
Existe uma série de processos internos dentro do agronegócio que trabalham com informações sigilosas, como por exemplo:
- Informações bancárias;
- Obrigações legais;
- Dados dos clientes;
- Dados dos fornecedores;
- Operações internas.
Apenas a segurança da informação consegue garantir que todas essas informações continuem sigilosas.
Ao longo desse artigo vamos discutir o que é a segurança da informação e como ela pode ser aplicada no agronegócio. Vamos lá?
O que é segurança da informação?
Dos contratos assinados até o histórico de comunicação, toda informação dentro de um negócio – no nosso caso, o agronegócio – deve ser protegida pela segurança da informação.
Em resumo, segurança da informação é a proteção dos dados que são trabalhados diariamente.
Também conhecida como defesa de dados, a segurança da informação sempre vai buscar assegurar que todos os dados sejam acessados apenas pelos seus responsáveis.
Ela é estruturada através de políticas, processos e métodos que devem ser empregados para que a circulação de dados e informações sejam seguras e controladas.
A segurança da informação deve ser pensada em cima de quatro pilares essenciais:
- Confidencialidade: garante que as informações sejam confidenciais;
- Integridade: garante que as informações possam ser acessadas na sua integridade;
- Não repúdio: atribui a responsabilidade dos dados gerados a cada usuário;
- Disponibilidade: garante que os dados estejam sempre disponíveis para os usuários que possuem autorização de acesso.
Qual a importância da segurança da informação no agronegócio?
Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (ITU), um dos órgãos da ONU, o Brasil ocupa a 70ª posição do índice de segurança cibernética. O país está em segundo lugar entre os países que mais têm sofrido perdas econômicas como resultado dos ataques cibernéticos.
Consequentemente, a segurança da informação traz para as empresas, e para o agronegócio, a estabilidade necessária para evitar maiores prejuízos.
Além disso, a segurança da informação irá otimizar todos os seus controles internos e o atendimento ao cliente.
A importância da segurança da informação no agronegócio fica mais visível nos seguintes tópicos:
- Acesso às informações: quando as informações estão seguras e bem gerenciadas, todos os usuários conseguem ter um fácil acesso aos dados necessários para a realização dos seus trabalhos;
- Informações precisas: com informações de qualidade, você tem mais segurança para gerenciar o seu agronegócio;
- Aumento da produtividade: com informações armazenadas com segurança e disponíveis para os gestores, é possível obter ótimos insights para melhorar os processos internos e aumentar a produtividade;
- Redução de falhas: falhas por desencontro de informações podem gerar consequências negativas para um agronegócio. Com informações seguras e precisas, esse problema é minimizado.
Você gostou desse artigo sobre segurança da informação no agronegócio? Então você também pode gostar desse: Benefícios da implementação de um sistema de vigilância no controle de carga.
Fontes: TOTVS, MegaGED e Viasoft.