O agronegócio por muito tempo gerou preocupação em virtude dos diversos impactos ambientais causados pela superexploração do meio ambiente. Desta forma, é importante entender como a tecnologia pode ser uma excelente aliada na promoção de um agronegócio sustentável.
De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção mundial de produtos agrícolas e pesqueiros deve registrar um crescimento de 20% até 2030.
Se por um lado são números positivos para o setor e para a economia em geral.
Por outro lado, representam impactos ao meio ambiente, no qual a expansão da produção deve implicar em cuidados maiores com o meio ambiente.
Relação entre tecnologia e sustentabilidade
A tecnologia e a sustentabilidade estão intimamente relacionadas.
Isso porque, a tecnologia é capaz de contribuir ativamente na eficiência de plantações e rebanhos. O que resulta em um consumo menor de insumos, a inovação aplicada ao agronegócio permite construir uma relação ecológica.
O Brasil, um dos maiores produtores agro do mundo, já vem demonstrando que é possível reduzir as emissões de poluentes. E também diminuir os custos com maquinário e recursos, reaproveitar matéria-prima e apostar em produtos biodegradáveis.
Assim, muito embora a interação entre tecnologia e sustentabilidade nem sempre se faça clara em determinada aplicação do campo, todo e qualquer avanço no sentido de ser mais amigável ao meio ambiente.
Bem como, para aumentar a produtividade nas lavouras e pastos, é fruto do investimento em ciência e tecnologia.
Benefícios da tecnologia no agronegócio
Um dos principais benefícios da digitalização nesse campo é a redução do consumo de água. Nesse sentido, por exemplo, a conectividade garante a integração dos dados meteorológicos com os sistemas de irrigação.
Além disso, uma fazenda com acesso total à rede pode identificar necessidades e prever deficiências, ajustando as taxas de irrigação com base nas reais necessidades do solo.
Sensores instalados em locais estratégicos também podem mostrar quando pragas e doenças estão presentes em vários pontos da lavoura, reduzindo a necessidade do uso de produtos químicos para combatê-las.
Outro benefício do monitoramento inteligente é uma janela de colheita otimizada.
Como resultado, a qualidade do produto (por exemplo, teor de açúcar e cor) pode ser verificada com mais precisão, evitando custos desnecessários e perdas de alimentos.
Desta forma, a tecnologia como um todo, inteligência artificial, análise de dados, sensores conectados e outras tecnologias emergentes podem ser usadas tanto para aumentar os rendimentos.
Como também para melhorar a eficiência da água e minimizar os impactos no cultivo das safras e na criação de animais ao meio ambiente.
Então, me conta o que você achou dessa relação entre agronegócio sustentável e tecnologia? Quais outras formas de se colocar em prática?
Para ter uma fazenda conectada e inteligente, pode contar com a MD Tecnologias!