câmeras de segurança

Segurança Eletrônica em Propriedade Rural: Entenda Porque Investir

Com o aumento de invasões, roubos e furtos nas propriedades rurais, se torna cada vez mais urgente investir em segurança. Por isso, vêm alguns questionamentos de como seria a melhor forma de fazer esse monitoramento. Aqui vamos falar sobre a segurança eletrônica na propriedade rural.

A segurança eletrônica é aquela que utiliza equipamentos eletrônicos, como câmeras de segurança, para monitorar o ambiente em diferentes ângulos.

Desse modo, é preciso entender a necessidade de adquirir esses equipamentos, quais são os melhores e onde conseguir a instalação desses serviços.

duas câmeras de segurança na parede

Qual a importância da segurança em propriedades rurais?

Estamos acostumados em ouvir falar sobre a crescente violência nas cidades e em como as pessoas têm medo de sair de casa e levar o celular. No entanto, não se fala muito sobre essa situação no interior.

Afinal, se comparado a quantidade é realmente distinta. Mas, isso não significa que os assaltos no meio rural não andam crescendo.

Segundo o site Rural Pecuária, entre 2014 e 2017, houve um aumento de 60% nos registros de roubos e furtos nos campos do Mato Grosso. Enquanto isso, “em Goiás, de 7,5% no Rio Grande do Sul e de 4% em Minas Gerais”.

Além disso, estão sendo relatos mais roubos de equipamentos agrícolas, contudo, há uma falta de dados nesse meio, visto que são computados como roubos de automóveis comuns.

Assim, as propriedades rurais estão se tornando fáceis alvos por serem áreas extensas e sem monitoramento. Principalmente, em momentos que não ninguém no local.

várias câmeras de segurança

Como proteger minha propriedade rural?

A partir desses dados, fica claro que medidas de prevenção precisam ser tomadas. Primeiramente, o básico como aumentar as cercas, grades e muros, mas, o mais importante é utilizar a tecnologia como sua principal fonte.

A segurança eletrônica é a melhor forma de proteger sua fazenda, pois é uma monitoração constante. O que inibe assaltantes, e caso mesmo assim entrem será possível identifica-los.

fazenda

Quais as vantagens da segurança eletrônica?

Nas propriedades rurais há diversos equipamentos de alto valores, assim como, o seu meio de trabalho, seja plantações ou criação de animais.

Portanto, a segurança eletrônica é um investimento. Mesmo que inicialmente pareça ter um alto custo, suas vantagens são enormes.

Dessa forma, não é preciso contratar uma equipe de segurança. Afinal, propriedades grandes costumam ter várias entradas, sendo necessário ter uma vigilância em diversos pontos.

Bem como, o monitoramento auxilia em questões para além da segurança. Ao ter uma visão ampla do que está acontecendo na sua propriedade, é possível ver se tem focos de incêndio, se algum animal se machucou, e muito mais.

Além disso, se você instalar câmeras na área de carga e descarga, é possível entender quando cada um chega e saí, quanto tempo gastam, etc. o que ajuda a montar planos para aumentar a produtividade, tendo maior controle das situações.

homem segurança em uma estrada

Como planejar a segurança da sua propriedade rural?

Primeiramente, é preciso que sua propriedade tenha boa conexão de sinal e internet. Pois, para você acompanhar de onde quiser, através de um celular ou computador, será necessário de uma conexão.

Assim, poderá fazer passeios, viagens, ficar dentro do seu escritório ou qualquer outro lugar, e poder checar como está sua propriedade, o que diminui muito as preocupações.

Além disso, uma boa conexão de sinal é importante na sua fazenda para poder se comunicar com os funcionários e pessoas de fora, sendo mais fácil acionar terceiros para ajudar, caso necessário.

Ademais, é preciso ter câmeras de segurança de qualidade, para poder ver em alta definição as pessoas que circulam no ambiente. Bem como, câmeras que cubram um bom ângulo.

Outro ponto, é que se tiver condições para tal investimento, também pode se pensar em comprar drones para ajudar na vigilância.

fazenda com cercas baixas
Ultimamente só o básico não é o suficiente. É necessário um investimento maior em segurança.

E agora?

Por fim, com esse conhecimento em mente, é necessário contratar uma empresa de confiança e qualidade para tal. Ou seja, que consiga reconhecer quais ambientes precisam de mais proteção, que façam instalações e revisões com confiança.

 Nesse caso, pode contar com a MD Tecnologias. Tanto para a instalação de torres de comunicação e fibra óptica, para ter uma boa conectividade em sua fazenda. Mas também para instalar as câmeras de segurança necessárias.

Nós utilizamos câmeras CFTV IP. Basicamente, são câmeras de segurança com transmissão em tempo real e envia os dados por rede, sem precisar de um cabo conectando, no qual você gerencia através de um monitor, como celular, tablet e computador.

Ademais, são câmeras Speed Dome, ou seja, que tem alta performance e alta resolução. Porque ela possui zoom óptico, se movimenta em 360° na horizontal e 90° na vertical, cobrindo uma área extensa do ambiente que foi instalado.

Em geral, utilizamos a câmera da marca Dahua  Technology. De acordo com eles, está “empenhada em oferecer tecnologias e produtos de ponta, como câmeras panorâmicas com vários sensores, ePoE para 800m, potência e transmissão de dados por cabo Ethernet e Smart Codec para melhorar a eficácia de codificação e economizar largura de banda.”.

mulher na fazenda com frutas na mão

E você já garantiu a segurança da sua fazenda? Caso não, entre em contato com a MD Tecnologias!

Deixe uma resposta