Blockchain: uma das tendências do agronegócio para ficar de olho

Apesar da tecnologia blockchain ter se tornado popular devido à sua aplicação nos mercados financeiros, ela também está despontando como uma tendência promissora no agronegócio.

A crise causada pela pandemia da covid-19 não foi capaz de frear o agronegócio brasileiro. De acordo com a última pesquisa realizada pelo Centro de  Economia Aplicada  da USP (Cepea) em colaboração com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do setor cresceu 8,36% no ano passado. Atingindo uma taxa recorde de 27,4% de participação total do PIB do Brasil.

À medida  que a tecnologia se aproxima do campo, ajuda a reduzir custos e simplificar processos, o setor continua a crescer.

Não à toa, segundo relatório recente do Distrito, pequenas empresas de tecnologia dedicadas a soluções para agricultura e pecuária arrecadaram R$ 54,7 milhões nos primeiros cinco meses de 2022, mais da metade do valor recebido em todo o ano de 2021.

computador com dados e duas moedas na frente

O que é o Blockchain?

O Blockchain é um tipo de livro-razão compartilhado e imutável que facilita o registro de transações e o rastreamento de fundos na rede de uma empresa.

Os bens podem ser materiais, como uma casa, um carro, uma quantia de dinheiro ou um terreno. Como também podem ser bens intangíveis: como os direitos de propriedade intelectual, patentes, direitos autorais e marcas registradas.

Quase qualquer valor pode ser rastreado e negociado na rede blockchain, reduzindo riscos e custos para todas as partes envolvidas.

Como funciona a tecnologia Blockchain?

Em suma, o Blockchain seria uma rede que funciona em blocos vinculados altamente seguros que sempre têm conteúdo com uma impressão digital.

No qual, o bloco posterior vai conter a impressão digital do anterior mais seu próprio conteúdo e, com essas duas informações, gera sua própria impressão digital.

Todas as informações são distribuídas em blocos. O que dificulta a realização de alterações, alterações individuais ou fraudes, pois nem tudo registrado no banco é distribuído em um só lugar.

Para que a transação seja válida, ela deve ser reconhecida por todos os computadores conectados à rede.

A natureza disruptiva do blockchain é que sempre que um evento ocorre, há um intermediário para confirmá-lo. Nos pagamentos, é, por exemplo, um banco.

O Blockchain nasce para substituir o intermediário por uma rede de computadores. Agilizando o tempo de liquidação das transações, reduzindo custos e otimizando assim o processo.

imagem do mundo

Quais os benefícios do Blockchain para o agronegócio?

A tecnologia blockchain pode beneficiar o campo em diversas áreas, como a rastreabilidade, onde toda a cadeia de suprimentos já pode ser rastreada. É possível saber, por exemplo, a quantidade de determinados agrotóxicos utilizados na produção

Como resultado, a segurança do processo também aumenta, pois com melhor rastreabilidade, os custos são reduzidos e, entre outras coisas, aumenta a eficiência na segurança da produção e logística.

Quais os benefícios do Blockchain para os consumidores?

Atualmente, a população quer constantemente segurança alimentar e se preocupa com a sua alimentação. Muitos querem saber de onde vêm os alimentos que estão consumindo, quanto mais informações os fabricantes, a indústria e os varejistas fornecerem, mais informado e satisfeito estará o público.

O Blockchain é uma revolução na produção, transporte e distribuição de alimentos.

No qual é possível saber como o animal foi inseminado, qual foi a nutrição, se o conceito de bem-estar foi aplicado (incluído no momento do abate), cortes, temperatura de resfriamento e venda ao consumidor.

Não é à toa que algumas empresas agrícolas no Brasil já anunciaram o uso de blockchain em suas cadeias produtivas. Assim é o caso da JBS, que já vê a tecnologia como essencial para o sucesso da empresa.

Como também a biorrefinaria Uisa, que  recentemente integrou a tecnologia em seus processos produtivos.

O blockchain permite mais  informação para os produtores e consumidores.

imagem de cubos conectados

Conta pra gente se você já conhecia a empregabilidade dessa tecnologia no meio rural.

Deixe uma resposta