celular com senha

Cibersegurança: como manter os dados do seu negócio protegidos

Outubro é o mês de Conscientização sobre Segurança Cibernética, ou seja, a cibersegurança, no qual são propostas ações que incentivam os usuários a conhecer e melhorar a segurança de seus dados.

De acordo com o último estudo da TrendMicro e do Ponemon Institute, empresas com menos de 100 funcionários são as mais vulneráveis ​​a ataques cibernéticos. No qual, os estragos podem ser devastadores.

Embora o cenário possa parecer assustador, existem várias tecnologias que ajudam as empresas a se protegerem dos cibercriminosos. Aqui estão alguns passos simples, mas importantes, que você pode tomar para aumentar a sua segurança e a segurança do seu negócio.

Como melhorar a Cibersegurança do seu negócio:

 Crie uma política de senha

Segundo a pesquisa do Ponemon, 40% das pessoas disseram que sua empresa sofreu um ataque de comprometimento de senha. Para evitar esse tipo de problema é importante definir uma política de senhas.

A criação de uma política de senha forte para segurança da informação dificulta o acesso de terceiros.

O Google sugere que para a criação de uma senha difícil é necessário que haja a combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, além de ter entre 8 a 12 caracteres. 

Outra atitude que ajuda a proteger as senhas é alterá-las com frequência.

homem mexendo no computador

Opte por configurações automáticas de softwares

De acordo com um estudo realizado pela Intel, computadores pequenos com mais de 5 anos, sofrem aproximadamente 34% dos ataques de malware relatados.

Por outro lado, máquinas com menos de 1 ano representam apenas 6% desse percentual.

Os hackers costumam explorar as vulnerabilidades dos softwares para roubar dados pessoais.

É importante manter estes programas atualizados com a sua nova versão.

Visto que, os dispositivos mais recentes têm tecnologias de segurança avançadas, como sensor de impressão digital para autenticação e até mesmo recursos de proteção de hardware.

Invista em treinamento de equipe

Os colaboradores devem estar cientes sobre a importância de proteger as informações da empresa e as medidas que ela pode tomar no dia a dia para garantir isso.

Para gerenciar a segurança de dados, bem como identificar e relatar potenciais ameaças.

Outro ponto de atenção é no momento do desligamento de algum funcionário. Sendo que é imprescindível excluir todos os usuários de acesso utilizados pelo ex-funcionário, bem como modificar as senhas e os códigos de segurança que a pessoa utilizava na empresa.

Mesmo sendo uma atitude simples, ela garante que pessoas fora da organização não tenham mais acesso às ações estratégicas e comerciais do negócio.

sala de reuniões com funcionários conversando

Backup de arquivos

Uma das etapas mais importantes para garantir a integridade dos dados é armazená-los corretamente. A recomendação de organizações especializadas é realizar um backup a cada semana e um backup regular a cada.

Siga a regra do 3-2-1:

  • 3 cópias dos seus dados;
  • 2 tipos de armazenagem destas informações;
  • 1 cópia do backup fora do servidor.

Certifique-se também de salvar os arquivos na nuvem para garantir 100% que não haverá perda de dados.

Deve-se mencionar que para este tipo também são necessários alguns cuidados, como senha forte, logo toda vez que sair do sistema, permitindo acesso apenas às chaves de funcionários e um antivírus.

Firewall e antivírus eficientes

O firewall monitora e protege o tráfego de entrada da Internet que sai de sua empresa. A maioria dos computadores vem com este software de fábrica. No entanto, eles são geralmente bastante básicos e ainda não garantem a maior segurança.

Para garantir a proteção dos dados , a recomendação está em um serviço de firewall dedicado, que fornecerá proteção contra acesso não autorizado e bloqueará o conteúdo.

Além deste programa, o antivírus também é essencial na segurança de informações. Este software irá proteger o computador como um todo, atuando também como última linha de defesa caso o malware penetre nas primeiras camadas de segurança, como firewalls.

Os golpes estão ficando maiores e, infelizmente, mais críveis. No qual é preciso ligar o sinal de alerta para algumas situações.

celular com antivírus na tela

Você já praticou/pratica algum desses mecanismos para se proteger e proteger a sua empresa de ataques cibernéticos?

Deixe uma resposta