Trator

Veja as 5 máquinas agrícolas que se tornaram indispensáveis para o trabalho no campo

As máquinas aliadas a tecnologias como drones, inteligência artificial e robôs vieram revolucionar a vida no campo. Mais conhecidas como máquinas agrícolas.

No qual, as inovações tecnológicas no setor agropecuário podem conectar o cotidiano dos grandes produtores com a agricultura familiar, como também otimizar processos, reduzir prazos, aumentar a produtividade e reduzir o desperdício.

Além disso, podemos observar que os processos e equipamentos atuais representam um grande avanço se comparados aos que eram empregados pelas gerações passadas.

Mas, várias máquinas continuam sendo fundamentais ao produtor agrícola.

máquina agrícola trator passando sob a terra

Máquinas agrícolas indispensáveis para o trabalho no campo

Arados

Nas áreas menos desenvolvidas, a antiga técnica de arar a terra com arados de tração animal ainda pode ser usada. Mas hoje é cada vez mais substituído por sistemas mecanizados modernos.

No processo atual, fase de pré-semeadura, utiliza-se arado mecânico ou hidráulico para tratar o solo. Desse modo, são máquinas que, além de infiltrar água, isolam, fragmentam e adicionam resíduos orgânicos ao solo.

Ademais, existe no mercado uma grande variedade de arados tratores que reviram e preparam o solo para o plantio de forma rápida e eficiente.

Plantadeira

Como o próprio nome indica, esta máquina agrícola é essencial para plantar.

Pois, no momento da semeadura, ela proporcionará uma distribuição precisa e ágil das sementes, na profundidade ideal do solo. Uma plantadeira vai garantir que o terreno receberá a densidade correta de plantas.

Alguns modelos também atuam na adubação, otimizando o tempo de plantio e economizando combustível.

plantadeira no campo

Colheitadeira

A colheitadeira recolhe e separa grãos afiados e pedaços de matéria orgânica. Já existem no mercado modelos multifuncionais que funcionam em conjunto com outras podadoras ou pulverizadores.

Pulverizador

O pulverizador simples é talvez a máquina agrícola mais importante do planeta, porque mudou o mundo, tornou os alimentos mais baratos. Sem ele, as pessoas teriam que usar até 80% de seu salário para comprar alimentos.

Inegavelmente todas áreas agrícolas precisam de proteção contra pragas e doenças.

No entanto, os defensivos agrícolas devem ser utilizados de forma segura e eficaz. Daí a importância das máquinas de pulverização.

máquina agrícola pulverizador no campo

Trator Colheitadeira

Por fim e não menos importante, o trator.  O trator já se tornou comum na maioria das fazendas. Ele é um caminhão multiplicador de mão de obra que faz o trabalho de dezenas de homens. Oferece o poder e a mobilidade de muitas outras máquinas.

Das máquinas agrícolas que mencionamos, o trator é uma das primeiras tecnologias a chegar ao campo, substituindo a força animal no trabalho e oferecendo mais velocidade e agilidade para diversas operações.

O meio rural já conta com inúmeras máquinas agrícolas, mas algumas são dadas como essenciais para realizar um cultivo de forma satisfatória.


Conta para a gente qual o maquinário que você acha que não é impossível trabalhar sem ele no meio rural.

Deixe uma resposta