na fazenda mexendo no tablet

Inovação e Tecnologia no Agronegócio: 3 principais tecnologias que surpreendem no campo

Cada vez mais os produtores rurais utilizam ferramentas de ponta e estão na vanguarda da transformação digital. Aproveitando da onda de inovação e tecnologia para aplicar no agronegócio.

As tecnologias estão transformando a agricultura e pecuária, com múltiplas possibilidades de aplicação em todas as etapas da atividade agrícola.

As fazendas estão dispostas a incorporar o uso de drones, dispositivos autônomos, big data, Internet das Coisas, melhoramento genético, sensores, máquinas automatizadas e muitas outras inovações.

Saiba mais sobre as tecnologias e tendências que estão transformando o agronegócio brasileiro e global neste artigo.

mulher segurando tablet na fazenda ao ar livre
A tecnologia nas fazendas podem ajudar desde as formas mais simples, como o monitoramento e comunicação entre os funcionários.

3 principais tecnologias que surpreendem no campo

1. Drones:

No Brasil, os drones estão se popularizando. Os drones podem executar uma variedade de funções em campo, além de pulverizar, eles monitoram a plantação e detectam anomalias nas colheitas.

Esse tipo de dispositivo possui câmeras especiais que podem capturar imagens de culturas e monitorar seu desenvolvimento.

O serviço pode encontrar áreas atingidas por pragas e plantas daninhas, e identificar falhas em locais de difícil acesso, por exemplo.

Também são possíveis aplicações na pecuária, como o uso de drones para detecção e contagem de gado.

Desta forma, os drones são uma tecnologia que engloba um sistema completo com uma plataforma online que permite aos produtores otimizar suas atividades e agir para propor com  rapidez soluções.

drone voando

2. Estações meteorológicas

Em seguida, a inovação importante no agronegócio são as estações meteorológicas. Para os produtores rurais, as informações de clima são essenciais para gerir as safras.

Sendo que, a ocorrência de muita chuva ou um grande período de seca impactam diretamente na produção agrícola.

Ao compreender o papel da chuva nas áreas agrícolas também pode garantir um melhor planejamento da irrigação.

Por exemplo, se uma área não está recebendo água da chuva suficiente como outras, você pode economizar recursos irrigando apenas onde for necessário.

Com auxílio das tecnologias é possível mapear as áreas de cultivo, como também planejar o cultivo para que se torne mais eficaz.

No qual, a tecnologia possibilita que riscos climáticos sejam possíveis de se controlar, permitindo a instalação de estações meteorológicas na fazenda.

Dessa forma, o agricultor consegue coletar dados localizados e ter uma previsão do tempo mais assertiva, ideal para o manejo da lavoura.

Ademais, essa tecnologia está se popularizando no Brasil. Esse recurso possibilita o gerenciamento de programas em áreas rurais, como máquinas que entram em campo, evitando atrasos operacionais e garantindo ações mais seguras, aumentando a eficiência.

cidade em que o tempo está fechado e com raios

3. Inteligência artificial

Para os produtores estimarem a safra, o método mais utilizado é por meio da retirada de todos os frutos das árvores.

Por exemplo, a estimativa da safra de laranja é estimada por meio da “derriça”, que é a retirada de todos os frutos em mais de 2.500 árvores de São Paulo e Minas Gerais.

No entanto, o método está desatualizado. A inteligência artificial pode automatizar a contagem de laranjas, sem sair do pomar.

Através de técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina para criar padrões, permitem ao computador ver e distinguir frutas verdes de frutas maduras com precisão.

Assim, será possível criar um protocolo mais eficiente para estimativa de safras.

robô de inteligência artificial olhando para a câmera
Obviamente, a inteligência artificial pode ser usada de inúmeras formas e cada vez mais vai ser possível usar no campo.

Você já conhecia essas três tecnologias que podem ser aplicadas no agronegócio para gerar inovação? Me conte aqui outra tecnologia que você usa e não está neste artigo.

Deixe uma resposta