Conheça grupos de Mulheres no Agro brasileiro

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural (15 de Outubro), listamos onde estão e quais são as funções das mulheres no agronegócio brasileiro.

Pois, as mulheres que fazem parte  do agronegócio são de diversos perfis, que inclui empresárias agrícolas e familiares, agrônomas, veterinárias, pecuaristas, técnicas, autônomas e acadêmicas, entre outros.

Bem como, as cadeias produtivas agropecuárias que elas atuam também são variadas.

No qual, existe uma diversidade profissional e de demandas de aperfeiçoamento em seu ambiente de trabalho, por meio da educação e instrumentalização para que cresçam em seus campos de atuação.

Enquanto isso, as ambições dessas mulheres incluem liderança, gestão, igualdade de gênero, respeito à diversidade e busca de uma sociedade bem-sucedida para as gerações futuras.

mulher agrícola agachada perto de um rebanho de cabras
As mulheres cada vez mais conquistam seus espaços.

Mulheres no agronegócio brasileiro

Conheça os 10 grupos femininos no agronegócio brasileiro, segundo a lista a do CNMA (Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio) e curadoria da ForbesMulher Agro:

ABCZ Mulher

O grupo foi fundado em maio de 2018 pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) em Uberaba (MG).

Então, atualmente, reúne cerca de 1.000 mulheres de plantações filiadas em diferentes partes do país.

Além disso, Rosália Curado Machado, pecuarista da Fazenda Mateira, é quem comanda o grupo, e funciona como  braço de ação solidária da unidade que tem sua concentração na ABCZ do Bem.

Agricultoras

O grupo destina-se apenas à troca de experiências e vivências através das redes sociais.

São 117 mil seguidores no Facebook e 35 mil no Instagram. Ademais, o WhatsApp está em construção.

Outrossim, sua criação ocorreu em 2017 por Ana Menezes e hoje conta com outras gestoras como Sylvia Stangherlin e Andressa Bordin. Elas compartilham suas experiências e trocam informações sobre imóveis, eventos e treinamentos.

imagem do Instagram do Agricultoras
Instagram do Agricultoras

Agro Batom

As cafeicultoras do sul de Minas Gerais, criaram um grupo fechado de WhatsApp há três anos durante uma reunião com produtoras de café.

Dessa forma, hoje, 258 mulheres, entre produtoras, baristas, exportadoras, técnicas e comerciantes, trocam informações e experiências sobre a operação.

Agro Delas

A fundação do grupo foi em 2020, no qual tem cerca de 8.000 mulheres nas redes sociais, mas elas também trabalham presencialmente indo a eventos.

Além disso, contam com um grupo fechado no WhatsApp que reúne cerca de 100 mulheres para troca de informações e conteúdo técnico.

imagem do Instagram do Agro Delas
Instagram do Agro Delas

Agroligadas

O grupo chamado de Movimento Agroligadas, nasceu nas redes sociais em 2018 e  reúne cerca de 750 mulheres em 17 estados.

Portanto, desde 2019, o movimento se fortaleceu com 12 mulheres no conselho. Eles têm uma forte rede social por meio de podcasts, palestras, dias de campo, viagens e vendas de produtos como roupas e joias que financiam projetos.

Agro Mulheres Rondônia

A empresa nasceu das mãos de Antonielly Rottoli, agricultora do município de Alto Paraíso (RO). Para além disso, ela também é líder do estado de Aprosoja e presidente da Associação Rural de Alto Paraíso.

O grupo começou em 2019 com as redes digitais, inspiradas no CNMA (Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio). Por isso, dois eventos presenciais já foram organizados, o  segundo foi em agosto deste ano.

imagem do Instagram do Agro Mulheres Rondônia
Instagram do Agro Mulheres Rondônia

AMA TO Brasil – Aliança das Mulheres do Agronegócio

O grupo foi fundado em novembro de 2019. No qual reúne 20 mulheres em eventos presenciais e online.

A maioria são dos estados do Tocantins e Maranhão, com o objetivo de fomentar relacionamentos, troca de experiências e educação. Elas também estão no Instagram.

Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil

O grupo nasceu em 2012 e é associado à organização sem fins lucrativos IWCA (International Women’s Coffee Alliance). Fundada em 2003 por mulheres do setor cafeeiro dos Estados Unidos e da  Nicarágua.

Assim, hoje são 22 países integrados, no Brasil há aproximadamente 170 cafeicultoras, além de seus membros incluem e.g. Olam e Três Corações.

imagem das Mulheres do  IWCA
Mulheres do IWCA

AMEcafé Mantiqueira

A Associação  Serra da Mantiqueira de Mulheres Empresárias do Café nasceu em 2017 com 28 mulheres.

Atualmente conta com 80 associados, entre catadores, produtores e proprietários de plantações familiares nos municípios da Mantiqueira de Minas Gerais.

Nasceu para destacar o trabalho das mulheres, que abrange desde a agricultura até o comércio de grãos premium e a construção de marcas.

Desse modo, lá são organizados encontros e cursos regulares, além de estar presente nas redes sociais.

Amagri Perdões – Associação de Mulheres Agricultoras de Perdões

Por fim, fundada em 2017, a Amagri Perdões reúne 5 agricultoras familiares da freguesia de Perdões (MG), que produzem frutas, verduras, café, ovos, geleias e doces.

Assim como, se dedicam ao turismo rural e à troca de experiências.

Nos últimos anos, integrou projetos de extensão na UFLA (Universidade Federal de Lavras) e é apoiado por instituições como Emater e Sebrae.

imagem das mulheres do Amagri Perdões em uma exposição de agronegócio
As mulheres do Amagri Perdões no ExpoCafé 2022.

Você sabia que as mulheres estão cada dia mais presentes no meio rural? Conta para a gente se você já conhecia algum grupo agro liderado por mulheres.

Deixe uma resposta