plantação

Principais benefícios da tecnologia no campo: colheita planejada e sem desperdícios

A tecnologia na agricultura  não é algo novo. A cada dia chegam ao mercado novas tecnologias que provocam grandes mudanças no meio rural. Por exemplo, poder ter uma colheita planejada e sem desperdícios.

As tecnologias trouxeram muito alívio ao empresário rural, como flexibilidade, eficiência e competitividade aos agricultores.

Além de economia de custos, visto que agora é capaz de produzir com alta qualidade e eficiência, o que garante uma produção sem desperdício.

É possível utilizar dispositivos avançados como drones, robôs, softwares ou sensores infravermelhos em plantações de árvores. Eles ajudam o agricultor a aumentar a agricultura sustentável que preserva o meio ambiente e os recursos naturais.

Desta forma, com a tecnologia criar projeções da safra, antecipar os possíveis problemas e buscar soluções mais assertivas, realizar acompanhamento em tempo real, se tornam mais um aliado ao produtor rural.

plantação

Tecnologia: Colheita Planejada

Possibilidade de projeções

A partir da análise de dados é possível criar gráficos para acompanhar as tendências de produção.

Assim, ele permite que os agricultores estimem o rendimento de sua próxima safra ou outros períodos de tempo, o que lhes permite planejar suas finanças e antecipar diferentes situações.

Capacidade de planejamento e antecipação

Em vez de  plantar e colher dependendo do clima, agora é possível saber a hora certa de plantar, cuidar, colher e até vender o produto.

Dessa forma, os produtores podem planejar melhor sua colheita.

planejamento em papéis pregados na parede

Acompanhamento em tempo real

As tecnologias como satélite, drone e softwares permitem o monitoramento de diferentes culturas em tempo real.

Desta forma, você pode visualizar grandes áreas da planta a partir de um celular, tablet ou tela de computador com uma análise de dados completa de, por exemplo, condições do solo, germinação, qualidade das sementes, etc.

Ganho de produtividade

A agricultura exige uma gestão que garanta alta produtividade para garantir a sustentabilidade do negócio.

Com a tecnologia, isso é ainda mais possível, com recursos como automação permitindo flexibilidade em coisas como plantio e colheita.

É visível que as tecnologias no meio rural vieram para ficar, visto que sua utilização tem inúmeros benefícios.

trator na fazenda

Comente aqui se você já conhecia os benefícios que a evolução tecnológica trouxe ao produtor rural, e cite mais algum que não foi citado neste artigo.

Deixe uma resposta