Crédito rural: o que é e quais os benefícios

O Crédito Rural é um financiamento para ajudar os produtores rurais. Sendo que, no meio rural, os processos relacionados às etapas de um empreendimento rural  muitas vezes exigem investimento financeiro.

É por isso que muitos agricultores usam linhas de crédito especiais para cobrir os custos de produção e investimentos para melhorar o negócio.

A principal linha de crédito é o programa do governo federal voltado aos produtores rurais, com o objetivo de desenvolver financeiramente o agronegócio brasileiro.

Os recursos destinados ao crédito pode-se utilizar para despesas, marketing e imóveis.

Ademais, o crédito rural oferece condições especiais aos produtores, que vão desde as menores taxas de juros em relação a outras formas de crédito até programas voltados especificamente para custos de insumos e aplicações de expansão de estoque.

fazenda vista de longe de manhã

AGRO SCORE

O Serasa criou um sistema de pontuações de crédito, no qual foram desenvolvidas usando modelagem estatística avançada para corresponder às especificidades da agricultura.

Além disso, leva em consideração variáveis ​​como informações cadastrais, demográficas e o comportamento financeiro do agricultor no mercado agrícola para determinar a possibilidade de sua inadimplência.

Todas essas informações são convertidas para valores entre 0 e 1000, o que facilita a tomada de decisões. Quanto maior a pontuação, menor o risco de negociar uma oferta de crédito, venda a prazo ou venda antecipada.

Dessa forma, sendo um facilitador para a solicitação de crédito para os produtores rurais.

cartões de crédito empilhados

Principais vantagens do crédito rural:

  • Implantação de tecnologia na propriedade rural;
  • Custos de produção;
  • Financiamento de obras relacionadas à ampliação dos estoques de produção agropecuária;
  • Empreendedorismo para o desenvolvimento da indústria e agricultura familiar;
  • Crédito especial para todos os efeitos e prazos de pagamento diferenciados;
  • Taxas fixas e patrimônio líquido.
trator passando em uma fazenda

Qual o programa de crédito rural é o ideal?

O empréstimo é concedido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de fundos constitucionais, como  poupança rural e cartas de crédito agrícola (LCA).

O produtor que deseja obter um empréstimo deve se dirigir a uma cooperativa de crédito ou a um banco público ou privado que coopere com o sistema de crédito rural do país.

O crédito rural pode variar de acordo com o programa e a finalidade do empréstimo acordado. Portanto, fique atento às taxas de juros e condições de pagamento.

Bem como, pode ser uma das soluções para tornar sua fazenda inteligente e conquistar mais rentabilidade no seu negócio.

fazenda vista de longe

Você já conhecia o crédito rural e os seus benefícios?

Deixe uma resposta