No Brasil, a agricultura é um dos pilares da economia. O setor é responsável por abastecer o mercado interno e externo com alimentos e matérias-primas para indústrias e consumidores. Sendo que existem diversos tipos de agricultura.
Para a plantação, existem vários tipos de agricultura praticados pelos produtores.
No qual, se diferenciam, por exemplo, pelo tamanho da propriedade, pelo mercado consumidor que atendem e pelo nível tecnológico que adotam nas propriedades.
Tipos de Agricultura
Agricultura intensiva
Primeiramente, a agricultura intensiva surgiu no século XX para atender à crescente demanda mundial por alimentos.
No qual, utilizando de maquinários, pesticidas, insumos e outros, os agricultores finalmente conseguiram aumentar a produção e rentabilidade da lavoura, melhorando o resultado obtido no metro quadrado da propriedade.
No entanto, se for feito incorretamente e mal administrado, a agricultura intensiva pode esgotar o solo, além de causar mais danos ao meio ambiente.
Agricultura extensiva
Em seguida, a agricultura extensiva utiliza métodos de produção básicos e tradicionais.
Assim, incluindo mecanização e baixos investimentos em tecnologia, que nem sempre resultam em alta produtividade para os produtores.
Vale lembrar que a agricultura extensiva ainda é praticada no Brasil por pequenos agricultores. Dessa forma, a produção é geralmente utilizada para alimentação de subsistência para abastecer o mercado local.
Agricultura moderna
Com a chegada de novas tecnologias no campo, a atividade mundial entrou em uma nova fase: agricultura marcada pela evolução dos sistemas de produção agrícola e mudanças nos métodos de produção rural.
Então, esse modelo de produção, baseado na constante incorporação de tecnologia e pesquisa científica, permanece atual e evolui em uma velocidade cada vez maior, à medida que diferentes inovações são incorporadas por agricultores.
Um exemplo disso é a agricultura de precisão e a agricultura que se tornaram realidade no cotidiano dos produtores brasileiros a partir de 2010 e tendem a se destacar ainda mais à medida que integram tecnologias, como inteligência artificial e a Internet das Coisas.
Agricultura familiar
Como o próprio nome sugere, o sistema de agricultura familiar é um tipo de sistema de agricultura em que as pessoas de uma família trabalham a terra.
Embora seja também utilizada para subsistência, essa agricultura também é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro.
Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE 2017, 77% das propriedades agrícolas do país utilizam a agricultura familiar.
Este é um sistema tão importante para o país que existem várias políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, apoio técnico e financeiro.
Agricultura patronal
Na agricultura patronal a produção é voltada para o mercado interno e para a exportação.
Para isso, há um alto investimento no manejo da lavoura, com a contratação de trabalhadores e a utilização de diferentes insumos, manejo e tecnologias que aumentam a rentabilidade do negócio.
Assim, é possível aumentar a produtividade do campo. Este modelo é utilizado em médias e grandes áreas que possuem grande potencial de produção.
Agricultura orgânica
Por fim, agricultura orgânica deixou de ser apenas um modismo para se tornar um verdadeiro nicho de mercado. No qual, baseia-se na produção com menos na utilização de pesticidas/fertilizantes e mais na utilização de insumos de origem natural.
Além disso, segundo a Associação de Agricultura Orgânica , este modelo de produção agrícola de tecnologias adaptadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiação e biodiversidade específicos de cada contexto, mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.
Cabe lembrar que a agricultura orgânica tem como base ecológica a agricultura natural, biodinâmica e agroecológica.
Você já conhecia todos os tipos de agricultura praticados no Brasil? Me conte qual a agricultura que você mais gostou.