O Crédito Rural é um financiamento para ajudar os produtores rurais. Sendo que, no meio rural, os processos relacionados às etapas de um empreendimento rural muitas vezes exigem investimento financeiro.
É por isso que muitos agricultores usam linhas de crédito especiais para cobrir os custos de produção e investimentos para melhorar o negócio.
A principal linha de crédito é o programa do governo federal voltado aos produtores rurais, com o objetivo de desenvolver financeiramente o agronegócio brasileiro.
Os recursos destinados ao crédito pode-se utilizar para despesas, marketing e imóveis.
Ademais, o crédito rural oferece condições especiais aos produtores, que vão desde as menores taxas de juros em relação a outras formas de crédito até programas voltados especificamente para custos de insumos e aplicações de expansão de estoque.
AGRO SCORE
O Serasa criou um sistema de pontuações de crédito, no qual foram desenvolvidas usando modelagem estatística avançada para corresponder às especificidades da agricultura.
Além disso, leva em consideração variáveis como informações cadastrais, demográficas e o comportamento financeiro do agricultor no mercado agrícola para determinar a possibilidade de sua inadimplência.
Todas essas informações são convertidas para valores entre 0 e 1000, o que facilita a tomada de decisões. Quanto maior a pontuação, menor o risco de negociar uma oferta de crédito, venda a prazo ou venda antecipada.
Dessa forma, sendo um facilitador para a solicitação de crédito para os produtores rurais.
Principais vantagens do crédito rural:
- Implantação de tecnologia na propriedade rural;
- Custos de produção;
- Financiamento de obras relacionadas à ampliação dos estoques de produção agropecuária;
- Empreendedorismo para o desenvolvimento da indústria e agricultura familiar;
- Crédito especial para todos os efeitos e prazos de pagamento diferenciados;
- Taxas fixas e patrimônio líquido.
Qual o programa de crédito rural é o ideal?
O empréstimo é concedido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de fundos constitucionais, como poupança rural e cartas de crédito agrícola (LCA).
O produtor que deseja obter um empréstimo deve se dirigir a uma cooperativa de crédito ou a um banco público ou privado que coopere com o sistema de crédito rural do país.
O crédito rural pode variar de acordo com o programa e a finalidade do empréstimo acordado. Portanto, fique atento às taxas de juros e condições de pagamento.
Bem como, pode ser uma das soluções para tornar sua fazenda inteligente e conquistar mais rentabilidade no seu negócio.
Você já conhecia o crédito rural e os seus benefícios?